No entorno do Engenho do Sertão

Dona Ana e sua horta, sua galinha véia, seu urucum...


D. Ana é vizinha "de lado" do Engenho do Sertão, lá ela mantém seu roçado de mandioca, uma horta que tem hortelã, salsa e cebolinha...
também planta café, faz o colorau do urucum que ela mesma trata, planta e seca ao sol... da secagem vale a foto muito peculiar, que a gente logo bota aqui.

Sabias que ela vende algumas coisinhas por lá também?
*o saquinho do urucum com 250 gramas é 5 pila
*a rama de cebolinha e de salsinha custa 1 pila cada
**tem couve também, que ela não me disse o valor
tem limão e uma e outra coisinha pra consumo próprio.

Daí que a gente lá do Engenho, virá e mexe, passa a mão na horta da D. Ana e pegamos os orgânicos pra fazer o nosso suco simples e refrescante.
Couve + Hortelã + Limão = suco delícia!

...

um dedinho de prosa com D. Ana:

- D. Ana e ovo caipira, a senhora também vende?
- vendê a gente vende, mas ó, dessa galinha num sai mais nada não... ela tá véia demais! a senhora espera que eu vou comprar uns pinto novo?

(eu e a Pati saímos de lá rindo muito, e fotografando tudo!!)


A D. Ana faz a melhor Consertada da região, e nós do Engenho, achamos que esse assunto é por demais de sério! por isso vale um post, escrito bem devagarinho e bem explicadinho, com receita e fotos.
Mas adianto um tico da prosa:
Consertada é uma bebida típica feita à base de café, cachaça e especiarias e por enquanto é tudo que posso dizer e tudo que a consertada é!

em tempo: No blog come-se que pra mim é uma referência culinária, tem um post inteiro e muito bom sobre o urucum (colorau) clica aqui pra conhecer um pouco mais.




Um comentário:

  1. Bom dia!
    Achei seu blog dando uma passeada pela net,sou muito interessada na cultura e artesanato desse nosso Brasil,gostei muito de tudo,sou paulista morando no RJ,trabalho com um grupo que faz um trabalho pioneiro e inovador no que diz respeito à artesanato,acho que vale a pena conhecer.O end.www.redeasta.com.
    Abraços
    Simone Bello
    s_bello@hotmail.com

    ResponderExcluir