Conselheiros em Ação...

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA Bombinhas 2010

A Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Secretaria de Assistencia Social, vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Bombinhas, finaliza o ano com grandes avanços na área dos direitos da criança e do adolescente. O CDMCA, deu passos importantes neste ano de 2010 para o aprimoramento da política de atendimento. “Pois criança e adolescente são responsabilidades das políticas públicas em geral: educação, assistência social, saúde, turismo, cultura, esporte e de muitas outras áreas. 
No corrente ano, o CMDCA elaborou o Plano de Ação para o (FIA)  Fundo para Infância e Adolescência/2011, prevendo investimentos para o fortalecimento das entidades municipais e do controle social, apoio a projetos voltados para a criança e o adolescente, criação de material e campanhas informativas e formação dos profissionais e demais operadores do Sistema de Garantia de Direitos. Outra ação importante realizada no corrente ano foi a contratação de assessoria para elaboração do diagnóstico da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente, possibilitando o desenvolvimento de ações planejadas a partir do conhecimento da demanda, para solucionar e prevenir problemáticas. Os Conselheiros de Direitos participaram de encontros e seminários para qualificação do seu trabalho, tendo representação inclusive no Fórum Regional das Entidades não governamentais da AMFRI ( Instituto Boimamão representado pela conselheira Rosane Luchtenberg)  fiscalizaram denúncias e articularam com a Coordenadoria Estadual do SIPIA (Sistema de Informação para Infância e Adolescência) o acesso do Conselho Tutelar a este sistema informatizado, uma importante ferramenta de trabalho utilizada em todo o país.
Conselheiros na penultima reunião ordinária do ano (24/11/10)
                                

Riquesas culturais e naturais é a base para projeto de desenvolvimento sócio-econômico




Territórios em Construção,  foi o tema central das discussões do encontro promovido pela Epagri, Ministério da Pesca e Aquicultura e Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento Rural, em parceria com as prefeituras de Porto Belo, Bombinhas e Balneário Camboriú, de 21 a 23 de novembro de 2010. O objetivo geral do projeto é promover o desenvolvimento territorial sustentável com base nas identidades e riquezas naturais, sócio-econômicas e culturais dos territórios da zona costeira de Santa Catarina.
Nesta segunda feira chuvosa, 65 pessoas de países como Peru,Bolivia,Argentina, Mexico... entre coordenadores, palestrantes e representantes de secretarias das cidades parceiras, se aconchegaram no Museu Comunitário  Engenho do Sertão, para o "aparadinho do café" com beiju e consertada. A direção da Escola da Terra Engenho do Sertão apresentou breves documentários sobre a cultura local, fala da presidente Rosane Luchtenberg sobre a trajetória da instituição, com o oportuno apelo aos profissionais: “ não se faz turismo sem organizar a cultura”.
Para assinalar o evento, e fechar com “chave de ouro” os Cantadores de Engenho apresentaram canções que contam a história das Bombinhas ( dia 22/11/2010)

Recreio e informação no Cine Clube Boimamão...

Crianças que vivem no entorno do Engenho do Sertão...

Tia Rô!  tem pipoca?

Curtas da Programadora Brasil abordam temas como diversidade,respeito e cidadania!
    Cine Clube Boimamão em Ação....

no escurinho do sertão... 

aos sabores do fogão!

Segunda feira tem cinema no Engenho do Sertão

Amanha, quinze de novembro, às 15h30, tem exibição especial para a turma do Alecrim Dourado/Pontinho de Cultura no Cine Clube Boimamão. No cartaz: Curtas Infantis da Programadora Brasil com quatro ficções protagonizadas por crianças e adolescentes. Maré Capoeira e Caçadores de Saci foram produzidos a partir do edital do Ministério da Cultura, o curta D.Cristina Perdeu a Memória discute o esquecimento de uma idosa através de conversas com um menino de oito anos; Paisagem de Meninos mostra os dilemas de um grupo de garotos que querem assitir a um seriado no cinema, anos 30.

A noite 20h30, a intenção é promover a exibição de um tema especial  que requer um público especial, para assistir o místico "Terra Deu Terra Come".....onde todo cuidado é pouco neste território em que Deus e o Diabo convivem à luz do dia!!!!

Na ultima sexta 12/11, foi a vez dos professores da Escola Municipal Edith Willeck que assistiram, riram e discutiram episódios do fantástico mundo da animação...onde todos desejos de criança e, principalmente de adultos podem ser recuperados; e pesadelos também podem vir à tona...

Banner Cine Mais: Criação de Carina Cidral
* a senhorinha da janela seguirá nos espiando lá de cima.. "Inhá Bilia" como era carinhosamente chamada, deixou esta terra semana passada/ mãe da mestra Griô Salete Pinheiro.

Mais um troféu Açorianidade...



Dona Vera Eli recebe troféu Aorianidade no 17° Açor
O  município de Bombinhas recebe pela 5ª vez
o Troféu Açorianidade oferecido pelo NEA
(Nucleo de Estudos Açorianos e UFSC).
Desta vez, o merecido troféu foi para a pesquisadora Dona Vera Eli.
Em 1999, fundou a Associação Folclórica Mixtura e desde então coordena um grupo de jovens bailadores. Começam crianças, e seguem com a professora até a idade adulta. O grande desafio, foi ano passado em comemoração aos 10 anos do grupo, a formação da Tocata do Mixtura (foto).



Tocata do Grupo Mixtura homenageia a madrinha!

Outros homenageados
com o troféu:
Instituto Boimamão:
Instituição Cultural
Grupo Mixtura:
Grupo de Danças Folclóricas
Escola Maria Rita Flôr:
Instituição de Ensino
Cipriana Pinheiro: Artesã

Cantadores de Engenho no 17° Açor !


...foi na capela da imaculada...nossa senhora da conceição-; foi quando olhei do alto do mar e vi os barcos dos pescador chegando-; eles traziam uma mão no bordo - outra mão bem no coração, e por tooda margem da praia,  podia ver suas mulheres acenando...chora pescador, chora, chora pro seu amor e vai simbora!

Cantadores emocionaram as mulheres de pescador em Governador Celso Ramos...

*show hoje durante o almoço no 17° Açor!

Encontro familiar...


Tudo acontece no Engenho do Sertão com sol, marisco e camarão debaixo do jambolão!

ops...e geladinhas!

Rô do Engenho paparica as irmãs Guety e Lala!

Tu visse? *ocodipati?

A parencerista Tana, do Programa Cultura Viva/ Ministério da Cultura, visitou o municipio para avaliar a proposta da revista "Tu Visse" enviada pela Fundação Cultural de Bombinhas, já entre os 40 finalistas que receberão o prêmio Cultura Viva/2010. No Engenho dos Sertão, acompanhada pela Presidente da Fundação Maria Cristina, Diretora Patricia e Deise da Biblioteca, a visitante encantou-se com nossa cultura tão viva; como de costume, formou-se uma roda de eira...entre causos, café, beijú e cantorias para relembrar a relevância desta revista.

*tu visse o que eu dei pra ti???dito popular!

Projeto Cine Blube Boimamão estréia na AMA

           
          Na quarta feira  27 de outubro,  uma mostra do cinema nacional, como instrumento de educação e cidadania, lotou o espaço da AMA ( Associação das Mulheres que Agem) no Bairro José Amândio.    A ação cultural em parceria com as mulheres da associação,   teve a  movimentação do Instituto Boimamão,  um dos 42 cines selecionados em  de Santa Catarina  pelo Programa Cine Mais Cultura do Governo Federal.
          A proposta promoveu cultura popular fora do espaço escolar, para 75 jovens e crianças da rede pública municipal e estadual   ( Escola Pequeno Príncipe, Edith Willicke e Maria Rita Flor)  através da exibição de Curtas, Animação Infantil e filmes de longas duração, que retratam a alma e a cultura do povo brasileiro.
          Os temas foram discutidos com os alunos que receberam o agrado de sala de cinema, com direito a pipoca e refrigerante. Na ocasião, uma exposição dos trabalhos realizados na oficina de artes da Oficineira  Patricia Estivallet/Escola da Terra Engenho do Sertão, encerrou a etapa 2010 no espaço da AMA.